top of page

TOP 12 MELHORES EPISÓDIOS DE BREAKING BAD

  • Fanimelo
  • 7 de fev. de 2018
  • 10 min de leitura

Em 20 de Janeiro de 2008 Breaking Bad estreava tímida e sem muito alarde no canal AMC (há 10 anossss), a série que se tornaria um marco televisivo e pra mim a melhor série de todos os tempos! E não são só os fãs que concordam com essa informação, uma análise feita por críticos mundiais pontuou a sua excelência, tornando-se assim, reconhecida pelo Guiness World Records como a melhor série produzida até o momento!

Conheci a série ao final do ano de 2009 e, diferente da maioria que acha que demora um pouco para engatar, eu já me apaixonei de cara...

Que piloto incrível, que atuações, que história bem contada! De pensar que canais grandes como a HBO chegou a rejeitá-la é absurdo, parece que nada na série é dito ou feito em vão, tudo tem um propósito, uma razão de ser, assisto muitas séries, sou viciada em várias, mas o que Breaking Bad fez no mundo das séries, o parâmetro de qualidade que ela atingiu é incrível! E, correndo o risco de parecer aquelas pessoas chatas que se acham porque leram determinado livro ou viram determinado filme, meu nível de criticidade aumentou e muito depois que vi essa série, até brinco que ela estragou todas as outras pra mim porque nenhuma se compara, no mínimo chega perto da qualidade que foi Breaking Bad.


Vamos a lista:


1 - PILOT (1.01)

Um professor de química do ensino regular descobre que aos 50 anos mesmo sem nunca ter fumado um cigarro está com câncer de pulmão. Ao acompanhar o cunhado em uma batida policial na casa de um traficante ele encontra um antigo aluno e fica impressionado com a quantidade de dinheiro envolvido nesse ramo.

Sem perspectiva financeira para tratamento, com uma esposa grávida e um filho deficiente ele decide usar seus conhecimento para fabricar metanfetamina e ganhar um bom dinheiro para poder deixar para a família.


“Doutor, minha mulher está grávida de sete meses de um filho que não planejamos. Meu filho de 15 anos tem paralisia cerebral. Eu sou um professor de ensino médio extremamente qualificado, que ganha 43.700 dólares por ano. Eu assisti todos os meus colegas e amigos me superarem de todas as maneiras imagináveis e, dentro de 8 meses, eu estarei morto.”


Esse discurso é dito na 2° temporada depois dele "sumir" por uns dias, mas casa bem com os motivos pelo qual ele começou a traficar.

2 - GRILLED (2.02)

Tuco Salamanca, o primeiro psicopata que passou pela série, um traficante de drogas instável com família e amizades no cartel mexicano. Foi a primeira experiência de quase morte envolvendo os sócios desde que começaram a fabricar seu produto e foi tensão do início ao fim. Foi também a primeira aparição do tio Salamanca que até então pensava-se ser um velhinho sem perigo. Tuco descobre que eles tentaram matá-lo e decide atirar neles, mas Jesse e Walt conseguem se esconder e nesse momento Hank chega e troca tiros com o bandidão que acaba morto, o que transforma Hank em um herói no DEA e a partir daqui começa todo o sofrimento com o cartel em El Passo e sua perseguição a Jesse.

3 - 4 DAYS OUT (2.09)

Walt e Jesse haviam roubado metilamina e precisavam cozinhar antes que o produto estragasse, então Walt inventa para Skyler que vai para a casa da sua mãe contar a ela sobre o câncer, porém o destino é levar o trailer para o meio do nada para que possam fazer a metanfetamina .


Esse é daqueles episódios que toda a trama acontece somente em um lugar, não tem mudança de cenário, mas sabemos que Breaking Bad consegue ser genial até nos episódios mais simples, Fly (o episódio da mosca) é um exemplo.


É um episódio super redondinho: Há tensão (o carro fica sem bateria e eles sem água para beber), há uma aproximação entre Jesse e Walt e trouxe também o alívio cômico que a série estava precisando. Como não rir quando o Jesse acha que Walt ta construindo um robô?kkkk

4 - ONE MINUTE (3.07)

Breaking Bad tem vários episódios de tirar o fôlego, mas esse em especial testou meu coração em vários níveis!


Depois da surra que Hank deu em Jesse ele acaba sendo suspenso pelo DEA tendo que entregar arma e distintivo, acontece que no momento em que ele está indo para casa encontrar sua esposa recebe uma ligação anônima dizendo que tem dois caras indo matá-lo e que ele tem 01 minuto, desde então a tensão se instala e as 03:08 surge os dois assassinos e todos os acontecimentos a partir desse momento é um teste para os nervos de qualquer pessoa! Entre pernas esmagadas, tiros e muito sangue só tenho uma coisa a dizer: Hank é o cara!

5 - HALF MEASURES (3.12)

RUN!

Essa cara do Jesse não é a toa, fiz a mesma cara assistindo a essa cena, eu esperava tudo acontecer, exceto o que acabou acontecendo.

Depois da reunião ameaçadora com Gus, armada por Walt para fazer Jesse desistir de se vingar dos assassinos do Combo, ele se sente traído pelo parceiro mas procura ficar na dele, até que Andrea recebe uma ligação informando que seu irmão, que trabalhava com os traficantes, havia sido assassinado, então Jesse se arma e vai atrás de resolver a situação. Acontece que Jesse nunca matou ninguém, são dois contra um, as chances são mínimas, eles estão se aproximando, até que... um carro em alta velocidade passa por cima de ambos e de dentro do carro sai um Walt armado para matar o que sobreviveu ao atropelamento.


Foi uma cena tão chocante que me deixou sem reação, eu só consegui bater palma (sim eu bato palma para a tv quando vejo algo genial ou que eu gosto muito) depois de 1 minuto que o episódio acabou!


Não bastasse todas as cenas de ação, ainda teve aquele monólogo maravilhoso do Mike falando sobre meias medidas e sua experiência na época em que era policial.


6 - FULL MEASURES (3.13)

A guerra fria entre Gus e Walt se instala após os últimos acontecimentos, porém essa falsa paz estava prestes a acabar e Walt não sairia com vida do jogo. Walt esconde Jesse com a ajuda de Saul, e Gale é pressionado a aprender todo o cozimento de Walt para tomar de vez seu lugar no laboratório.


Então, em uma noite, Walt é "convidado" para ir ao laboratório conter um vazamento, e, ao perceber a intenção de Mike implora por sua vida, mas sem sucesso, até que ele diz que vai entregar Jesse e pede para ligar para ele afim de descobrir seu paradeiro, é nesse momento que BrBa novamente nos choca, Walt passa um endereço e diz que ele vai ter que fazer, nesta hora a cena pula para o apartamento de Gale, a porta bate, Jesse armado, um tiro e fim do episódio e temporada!!!

Eletrocardiograma pra quê?

7 - SALUD (4.10)

"Ya basta de negocios. Traga las chicas" Don Eladio

"Prometo uma coisa. Ou iremos todos para casa, ou nenhum de nós irá". Mike


Em Salud, o décimo episódio do quarto ano, temos um dos momentos mais icônicos de Breaking Bad protagonizados por Gus Fring, que após envenenar Don Eladio e praticamente todo o cartel mexicano, se mostra mais sádico e maquiavélico ao tomar do próprio veneno para ganhar a confiança daquele que um dia matou seu parceiro.


Mas se você acha que essa é a melhor parte do episódio, está errado! Em Albuquerque, Walt, após apanhar de Mike na noite anterior e tomar alguns remédios, recebe a visita de Walter Jr e se mostra fisicamente debilitado e sob o efeito do medicamento, acaba deixando seu ego de lado, e em uma conversa sincera com o filho abre o coração para falar da dor das últimas memórias que cultiva de seu falecido pai, e pensa nas memórias que deixará para o seu filho. Foi um momento emocionante e de reflexão. Walter Jr nunca havia visto o pai daquela forma e se sentiu mais próximo a ele naquele momento já que o pai estava afastado por conta da vida dupla. Também pudemos comprovar a afeição de Walt por Jesse quando ele chama o próprio filho de Jesse nos seus momentos de delírio.

8 - CRAWL SPACE (4.11)

Sabe aquela expressão "A casa caiu"? Foi o que aconteceu nesse episódio.

Episódio desesperador, angustiante, Walt perdeu a confiança e a amizade de Jesse, Gus está cada vez mais perto de conseguir a benção para matá-lo, o intocável Walt, viu seu poder ruir nessa quarta temporada. A cena final em que ele descobre que Skyler usou seu dinheiro para silenciar Ted é pra enlouquecer qualquer um (dinheiro esse que seria usado para fugir com toda a família e conseguir novas identidades).


Ele deitado chorando e depois rindo de desespero enquanto a câmera subia para mostrar ele ali naquele chão, todo ferrado e simbolicamente que não havia mais esperanças foi um dos momentos mais traumáticos na série. Me lembro de terminar Crawl Space tremendo de agonia.


9 - FACE OFF (4.13)

"I WON"

Que episódio! Nenhuma série consegue fazer em mim o efeito que BrBa faz, esse episódio pôs fim a dois dos personagens mais incríveis que já passaram pela série!

Sim, Heisenberg venceu, mas até que ponto ele é capaz de chegar para ter esse sentimento de vitória? Para Walter isso não tem limite. Mesmo colocando a vida de sua vizinha em risco, a vida de um garoto em risco, a vida de seu cunhado... Se no final tudo der certo, não importa. Faz tempo que deixou de ser pela família, faz tempo que deixou de ser pelo dinheiro, o que importa é quem vai sair vencedor e Walt, não aceita perder.


O personagem que Gus criou para si de um homem pacato, trabalhador, era perfeito. Será que nunca erra? Gus é metódico, cheio de perspicácia, prepotência e arrogância. Mas seu pecado foi se achar superior aos adversários. Walt sabendo de seu ódio pelo tio Salamanca sabia o que deveria fazer e resolveu trabalhar junto com o homem que tanto lhe odiava.

Então manipulou o último Salamanca a seu favor, dando-o que mais queria na vida: Uma morte digna e vingativa!


A cena inteira é incrível, sua cara quase chorosa de repente muda para uma cara de puro ódio, então ele começa a apertar o sino diversas vezes e quando Gus percebe e se levanta para correr é tarde demais. Como não morrer de amores com a cena dele ajeitando a gravata e depois caindo ao chão com metade do rosto exposto devido a explosão?

Não existe prêmios suficientes para essa série, ela é a Meryl Streep das séries, simplesmente imbatível!!!

10 - GLIDDING OVER ALL (5.08)

Todos os episódios dessa primeira parte da 5° Temporada foram de tirar o ar, afinal o que aconteceu com Walt para ele aparecer barbado e comemorando solitário seu aniversário de 52 anos? O início do fim começou aqui!


Walt construiu um império, não tinha mais o cartel, Gus, não havia concorrência para seu produto e deu fim a Mike (eu odeio o Walt por isso), mas ainda tinha os homens de Mike que precisavam ser silenciados de uma vez por todas, pois Walt não aceitava dar parte de seu dinheiro para mantê-los de boca fechada e o cerco de Hank estava se fechando, o que fazer?

Walter teria que traçar um rumo para a sua vida, mas tudo menos se entregar, ser descoberto. Tinha dez pessoas que estavam em seu caminho. DEZ pessoas. Você leu certo "Tinha". Ele de forma fria planejou e encomendou as mortes dos 10 homens quase que simultaneamente e de forma perversa. Mas era o que tinha que ser feito. É o que Heisenberg faz. Planos mirabolantes para se sarfar. A montagem da cena com a sequência de mortes e a trilha sonora me fez ter maior orgulho de ser fã da série, foi lindo!


Aí vem a segunda parte do episódio, o declínio... A produção e distribuição correm sem problemas. Trabalhando com Todd e Lydia, sacolas de dinheiro, mas olha a cara dele de infeliz... Ali não é a cara de Heisenberg, o chefão do tráfico! É a cara de um professor de química ou um servidor público fazendo o básico. Depois de matar Gus, roubar um trem em movimento, escapar da prisão, ter que retornar para coisas tolas como rotina. Normalidade. Hora de se aposentar?

Eis que em uma cagada, literalmente, Hank encontra no banheiro o livro que Gale deu a Mr White, nesse momento ele junta as peças e... Só um ano depois saberíamos o que ele ia fazer!

Passei um ano esperando Hank sair do banheiro. kkk

11 - OZYMANDIAS (5.14)

10 entre 10 pessoas consideram esse o melhor episódio de Breaking Bad e não é por menos, o antepenúltimo episódio da série veio para definir os rumos da vida dos principais personagens.


Nesse episódio Walter perde simplesmente TUDO: o parceiro de negócios, o cunhado, a esposa, o filho, sua reputação, seu império e quase todo seu dinheiro.

Foram tantas coisas que aconteceram que seria necessário um post somente pra ele, é daqueles episódios obra prima, sem retoques, tudo que deveria acontecer ou ser dito foi aqui e não há nada mais que possa fazer...


Uma curiosidade é que o soneto de “Ozymandias“, que deu nome ao episódio fala de um rei arrogante. No soneto, esse rei está caído ao chão, com metade de sua face afundada na areia. Referência total a Walter, que no alto de seu ego, se viu no chão, destruído, após Jack atirar em Hank.


"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis: Contemplem as minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos! Nada mais resta: ao redor a decadência Daquele destroço colossal, sem limite e vazio As areias solitárias e planas espalham-se para longe." Trecho do soneto

12 - FELINA (5.16)

Procurado pela polícia, com a família destruída, a blue meth aparecendo nas ruas e o câncer de volta, Walter não aguentou mais ficar escondido... Procurou todos aqueles com quem precisava acertar contas: os antigos sócios para chantageá-los e garantir o sustento de sua família; Skyler para se despedir e reconhecer:

“Eu fiz por mim. Eu gostei de fazer. E eu era bom naquilo. E eu me sentia...vivo.”

Depois de afirmar diversas vezes que fazia aquilo pela família, Walt finalmente admitiu que ele gostava do poder, se sentia bem, fez por ele mesmo, ainda que tenha sido sua ruína a metanfetamina azul foi sua obra prima, seu produto invejado, copiado, procurado e viciante!

E por fim os nazistas que roubaram quase todo seu dinheiro, mataram seu cunhado e se apossaram do seu produto, porém ele não sabia que Jesse estava sendo mantido como refém e com um de seus planos mega inventivos e geniais também pode se redimir salvando sua vida e dando a ele sua liberdade.

E como nos foi avisado no início da temporada: Live free or die, um deles estava fadado a morrer e o outro a viver livre. É nesse momento que Walt se dirige ao laboratório e aprecia pela última vez sua invenção, seu baby blue ♥

♥ Navegue pelas tags

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

TAGS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Stephanne Karen. Proudly created with Wix.com

bottom of page