DICA DE FILME: VANILLA SKY
- Fanimelo
- 25 de jan. de 2018
- 5 min de leitura
Vanilla Sky... Falar sobre um filme que gosto é muito difícil, quando ele é um dos meus filmes favoritos aumenta o percentual de complicação, mas acrescente isso ao fato do filme misturar sonho com realidade de uma forma poética e filosófica, fica impossível explicar!

Sinopse: David (Tom Cruise) é um executivo nova-iorquino, belo, bem-sucedido e perturbado. Na condição de herdeiro do império de seu pai, sua vida gira em torno de festas, diversão e amantes. Contudo, ele se sente muito só e acredita que todos os demais diretores de sua empresa estejam lhe preparando um golpe. Eventualmente, mantém relações com Julie (Cameron Diaz), que é apaixonada por ele, porém não é recíproco. Ao conhecer Sofia (Penélope Cruz), David automaticamente se encanta e acredita que sua vida vai melhorar, mas, a partir daí, as coisa ficam mais intensas e perigosas: os pesadelos, o delírio, a verdade.

Vanilla Sky é baseado no filme espanhol Abre los Ojos (no Brasil, Preso na Escuridão), que Alejandro Amenábar (o mesmo diretor de Os Outros) dirigiu há dez anos, ele é contado a partir de uma penitenciária na qual um David (Tom Cruise) mascarado conversa com seu psicólogo (Kurt Russell) sobre o crime que teria cometido: David teria matado Sofia, mas não se lembra.
O filme deixa a gente sem entender se aquilo que ele conta está acontecendo agora, se faz tempo ou se nunca aconteceu, confesso que precisei assistir algumas vezes para começar a encaixar algumas peças desse quebra cabeça.
Assim como David, nos apaixonamos por Sofia, mas tem Julie no caminho de ambos e ela não está disposta a superar. Ela o convida para entrar em seu carro e depois de um ataque histérico, atira o carro de uma ponte. Julie morre, mas David fica com o rosto desfigurado. E então se vê impossibilitado de retomar a vida que tinha antes.

Da metade do filme para frente, porém, tudo começa a dar certo para David: ele não apenas consegue fazer uma cirurgia que restaura seu rosto como consegue desenvolver um relacionamento com Sofia, porém tudo leva a crer que David esteja sofrendo de algum tipo de desajuste mental, imaginando coisas, tendo surtos de violência, ficando realmente paranoico; até que descobrimos, já ao final do filme, a verdade sobre o que se passa: David encontra-se criogenado (congelado), pois assinou um contrato com uma empresa chamada Life Extension, na qual optou pela experiência de “Sonho Lúcido”, na qual sua mente seria projetada para uma realidade na qual sonharia com “o melhor dos cenários desejados” que sua própria mente conseguisse produzir. Então todas as cenas dele com Sophia sobre aquele céu de Vanilla fazia parte de seu sonho...

Acontece que, depois de algum tempo, alguma coisa dá errado e ele passa a viver uma espécie de pesadelo, é quando enviam um “Suporte Técnico” para o interior de sua mente e, através dele, David é informado que tem a opção de acordar ou permanecer no sonho, para isso ele teria que saltar de um prédio e enfrentar seu medo de altura.
Em uma cena emblemática, David se despede de uma Sofia projetada por sua própria mente, seu amigo psicólogo e, sob um céu de vanilla, salta para acordar para a realidade.
✿✿✿✿✿✿
Eu tenho um defeito de querer escrever tal como sai no meu pensamento, é como se eu estivesse sempre mentalmente comentando comigo mesmo, por isso meus textos são geralmente informais, como se eu realmente estivesse contando para o leitor do meu jeito, consigo debater por horas esse filme mas quando penso sobre o assunto e meus dedos começam a escrever eu só consigo pensar: "Caralho que filme foda!" "Eu amo esse filmes demaaaaaaais" "Por que eu não sou a Penélope Cruz?" "Na minha lápide vai está escrito: "nos vemos em outra vida, quando ambos formos gatos".
Concluindo... É um filme muito bom, tem romance, drama, ficção, um pouco de loucura e o melhor: tem na Netflix!!!
Na última vez que assisti (ontem rs) fiquei parando o tempo todo para escrever alguns dos diálogos abaixo, mas o filme consegue ter um texto tão bom que eu levaria umas 4 horas assistindo e parando para anotar...
Frases
Sofia : Então é isso que restou do Rock´n Roll? Uma guitarra quebrada atrás do vidro, pendurada na parede de um cara rico.
David: Não é isso que é ser jovem? Acreditar secretamente ser o primeiro da história a viver para sempre? ♥
Brian : Você pode fazer o que quiser da sua vida, mas um dia você vai descobrir o que é o amor, amargo e doce . O amargo eu conheço é o que aumenta o sabor do doce. ♥
Brian : Vi a morte na cara e sabe o que aconteceu? Sua vida passou diante dos meus olhos.
David : E como era ?
Brian : Valia a pena morrer por ela.

Sofia : Falarei em outra vida quando nós dois formos gatos
Sofia : Ela parece chorosa, infeliz . Deve ser a garota mais triste que já segurou um martíni. ♥
Sofia : Sua surpresa me surpreende.
Sofia: Eu penso que coisas boas acontecem se você for uma boa pessoa, com uma boa atitude. Você não acha?
David (olhando as fotos de Sofia) : gosto da sua vida
Sofia : É minha e você não pode tê-la ♥
David : Gosto de adiar o prazer, tento manter a relação casual o máximo possível. E uma noite , tarde ou manhã, meses depois talvez, você sabe …
Mccabe : O tempo é nosso inimigo.
David : Seu sorriso vai ser a minha ruína (amoooooo essa frase) ♥
David : Eu era um desses caras que passava a vida fazendo snowboard, sem nenhum objetivo
Sofia : Quando isso mudou ?
David : A cinco minutos atrás

Sofia : Cada minuto que passa é uma chance de mudar tudo. ♥
Sofia: Você me ama? Eu digo, realmente me ama? Porque se você não amar eu vou ter que te matar.
Julie : O que é felicidade pra você David ?

David : Meus sonhos são uma piada de mal gosto. Eles debocham de mim. Até nos meus sonhos sou um idiota que sabe que vai acordar para a realidade.
David : Éramos um ótimo casal, ela acreditou em mim e eu acreditei que merecia tudo aquilo.
David : Tudo é um pesadelo
David : Quando você é jogado de uma ponte a 120 km por hora ,você não deixa a felicidade entrar até tê-la revistado de cima a baixo
Suporte técnico : Sentiram sua falta David, foi Sofia que não se recuperou, de alguma forma ela era a que mais te conhecia. Como você, ela não se esqueceu da noite em que o amor verdadeiro parecia possível.
David : Pequenas coisas. Nada é mais importante, não é ?
David : Olhe para nós dois , eu congelado, você morta e eu te amo. ♥
David : Te vejo em outra vida quando ambos formos gatos. (minha preferida) ♥

♥ Navegue pelas tags