top of page

FILME - BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

  • Fanimelo
  • 25 de out. de 2017
  • 4 min de leitura

Ontem, nas minhas crises de insônia, me deparei com essa lindeza de filme (fazia uns 10 anos que eu tinha visto e resolvi ver mais uma vez), o qual pude constatar: se existe um filme que consegue partir meu coração ao mesmo tempo em que desgraça minha cabeça é Brilho eterno de uma mente sem lembranças.

Diretor: Michel Gondry

Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo e Tom Wilkinson

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 14 anos

Baseado no poema "Eloisa para Abelardo" de Alexander Pope, Charlie Kaufman e o diretor Michel Gondry criaram “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” e contaram com dois grandes atores em papéis opostos ao que costumam apresentar em cena para os papéis principais: Jim Carrey como um cara pacato, introvertido e como ele mesmo afirma desinteressante e Kate Winslet como alguém sincera, expansiva e carismática. Duas personalidades que se completam ao mesmo tempo em que se contrapõe.


O filme inicia com Joel (Jim Carrey), em um momento de impulsividade, ação estranha a sua personalidade, mudar a rotina do seu dia ao entrar em um trem com direção a Long Island no lugar de ir trabalhar, e, embora essa atitude não faça sentido, no momento que vemos Clementine (Kate Winslet), com seus cabelos coloridos sabíamos que havia algo de especial naquele encontro.


SPOILER A SEGUIR


Os dois iniciam um namoro mas a oposição das personalidades fez com que o relacionamento fracassasse. A ruína faz Clementine decidir se submeter a um procedimento inventado pelo Dr. Howard em que parte da memória pode ser apagada. E ela quer eliminar definitivamente todas as lembranças de Joel.

Joel descobre e fica muito mal, decidido a superar o sofrimento por Clementine tê-lo esquecido faz com que o rapaz também marque um horário na clínica para remover suas recordações. No entanto, durante o procedimento, ao reviver os momentos especiais vividos com ela, acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar a namorada em momentos de sua memória os quais ela não participa, como na cena fofa em que ela ajuda ele criança. Assim, grande parte do filme se passa na mente de Joel. Como suas memórias são apagadas, Joel encontra-se revisitando suas recordações em sentido inverso, tentando fugir a todo instante de chegar no momento em que eles se conheceram, pois sabe que ali será a última vez, e faz de tudo para tentar manter Clementine viva em sua memória, pois a dor de saber que tudo que viveu com ela irá sumir para sempre é pior que a recordação de algo que já acabou.



Merecidamente ganhador do Oscar 2005 de melhor roteiro original, o filme brinca também com essa coisa do destino, pois aquilo que está destinado a acontecer vai acontecer, independente da vontade de ambos e por isso, se eles continuarem se encontrando, eles vão continuar se apaixonando.


Esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Na minha opinião o mais duro é descobrir o quanto podemos ter em comum com as histórias e personagens, eu mesma, percebi que tenho o pior de ambos: a impulsividade e insegurança de Clementine e a indecisão de Joel. Embora seja um filme de ficção ele consegue ter esse apego sentimental e mostrar a verdade por trás da maioria dos relacionamentos, então é impossível não se identificar várias vezes, em cada cena ou frase dita por eles.


QUOTES:


“Muitos caras acham que eu sou um conceito, ou que eu os completo, ou vou fazê-los se sentirem vivos… Mas eu sou só uma garota ferrada, procurando pela minha própria paz de espírito.”


“- Eu não vejo nada que eu não goste em você. – Mas você vai! E eu vou ficar entediada e me sentir presa, porque é isso que acontece comigo”

“Você me conhece… Eu sou impulsiva.

– É isso que eu gosto em você!"


“Volta aqui e me dá pelo menos um tchau… Vamos pelo menos fingir que tivemos uma despedida”.


“Nós somos um daqueles casais entediados por quem a gente sente pena nos restaurantes? Tipo, como se estivéssemos jantando mortos? Eu não suporto a ideia de ser um casal de quem as pessoas pensam isso”


“Porque eu me apaixono por qualquer mulher que me dá o mínimo de atenção?”


“Estou sempre ansiosa pensando que não estou vivendo minha vida ao máximo”


“Abençoados são os esquecidos, pois tiram o melhor de seus equívocos”.


“Eu poderia morrer agora, Clem… Eu estou tão feliz… Estou exatamente onde eu quero estar”.


“Pela manhã, você terá ido embora…”


“Falar constantemente não significa necessariamente estar se comunicando”


“Eu não consigo me lembrar de nada que não tenha você”.


“Você olha para um bebê e ele é tão puro, tão limpo e inocente… Os adultos são essa confusão de tristeza e fobias”.


"Vi você sentado aqui sozinho e pensei: Graças a Deus! Outra pessoa que não sabe interagir".


“Ah lembre de mim… Se esforce”.

E você, o que você faria se fosse possível apagar alguém e todas as memórias que você tem dela e com ela de sua mente?


♥ Navegue pelas tags

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

TAGS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 by Stephanne Karen. Proudly created with Wix.com

bottom of page